Por que as empresas compram créditos de carbono?

7 \07\UTC novembro \07\UTC 2014 at 11:39 Deixe um comentário


Em setembro deste ano, uma pesquisa com 72 empresas sobre o mercado de créditos de carbono foi publicada pela Aliança Internacional de Redução de Carbono e Compensação (ICROA em inglês) e a Universidade Imperial College London. A pesquisa avalia os principais benefícios relatados pelas empresas que possuem programas de compensação de emissões, sua motivação e obstáculos. Entre as empresas envolvidas, 67% relataram benefícios comerciais positivos de se ter um programa de compensação voluntário. As maiores motivações listadas por elas estão detalhadas na imagem abaixo.

Gráfico Blog

O benefício de reputação/imagem da marca foi o mais citado. Segundo o estudo, as companhias relataram que seus clientes consideram ações que encorajam uma economia de baixo carbono como um benefício real para os negócios. Em segundo lugar, as empresas classificaram o engajamento dos funcionários, pois observaram que os programas de compensação surpreenderam no que diz respeito à comunicação sobre sustentabilidade com colaboradores, o que ajudou a mudar comportamentos.

Já o terceiro benefício mais apontado foi a diferenciação de mercado que as iniciativas de baixo carbono proporcionaram. Observa-se que empresas tiveram benefícios financeiros claros e mensuráveis, como no caso de uma empresa que relata ter estabelecido um contrato por apresentar um compromisso de compensação. A pesquisa aponta, ainda, que os projetos que geram cobenefícios são valorizados pelos compradores, que estão dispostos a pagar até 33% a mais por tonelada de CO2.  Entre os cobenefícios mais citados, os benefícios sociais são os mais valorizados, seguidos dos econômicos e por fim os ambientais.

A pesquisa analisou um portfólio que gera em torno de 32 milhões de toneladas de CO2 por ano, e concluiu que cada tonelada de CO2 reduzida gera cerca de US$ 664 dólares em cobenefícios. O estudo demonstrou que a compensação de carbono oferece às empresas a oportunidade de alinharem sua abordagem sustentável com ações de responsabilidade social corporativa e outros objetivos estratégicos. Cada vez mais as empresas estão considerando a gestão de carbono e a compensação de emissões como parte de seus programas de sustentabilidade, e os cobenefícios gerados por esses projetos mostram-se fatores decisivos.

Se você tem interesse em saber mais sobre projetos de carbono ou qual cobenefício o seu projeto gera, entre em contato conosco: (11) 2649-0036 ou acesse nosso site WWW.sustainablecarbon.com.

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Instituto Ecológica dá curso de REDD+ e Mercado de Carbono em Tocantins Cresce a procura por projetos relacionados a água

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: