Cerâmica Maracá recebe visita de verificação

9 \09\UTC outubro \09\UTC 2014 at 13:08 Deixe um comentário


A cerâmica Maracá recebeu em setembro as equipes da Sustainable Carbon e do Ibope para sua visita de verificação. Durante a visita, foram avaliados os documentos do Carbono Social, da produção e da biomassa. Um dos destaques entre as ações da cerâmica foi o projeto “Tênis do Futuro”, o qual estimula as crianças e jovens a praticar tênis. A visita de verificação avaliou a veracidade e credibilidade das informações dos relatórios de contabilização de redução de emissões (VCS) e dos impactos sociais, econômicos e ambientais do projeto (Carbono Social), possibilitando a geração de créditos de carbono.

Localizada no interior de Minas Gerais, a Cerâmica Maracá produz telhas e tijolos, os quais são vendidos para o mercado da construção civil local. Até 2006, a fábrica utilizava lenha nativa do Cerrado para abastecer seus fornos. No entanto, a direção da empresa optou por uma produção sustentável e investiu em equipamentos para a troca de combustível. Desde então, os fornos são abastecidos com biomassa renovável. Essa mudança, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e, consequentemente, gerar créditos de carbono, promove melhorias nas condições de trabalho e investimento em projetos na comunidade ao redor.

Durante a visita de verificação, foi feita a auditoria da produção e da biomassa, a qual corresponde ao padrão VCS, como a avaliação de planilhas de produção e de comprovantes de aquisição da biomassa. Constatou-se também a utilização de duas novas máquinas que possibilitam o aumento da eficiência de produção, diminuindo as perdas com matérias primas (argila) e diminuindo também o uso de água no processo produtivo.

Quanto à documentação para o Carbono Social, a cerâmica provou dar grande atenção a doações a entidades da região, desde beneficentes até religiosas. Outro ponto que se destacou foi o projeto “Tênis do Futuro” que,  apesar de ainda engatinhar, já possui registro oficial para o recebimento de doações e benefícios governamentais. O projeto consiste em estimular as crianças e jovens a praticar tênis, oferecendo aulas e uma quadra. Existe, ainda, um projeto em andamento que consiste no fornecimento de mudas de árvores nativas da região aos funcionários para que eles realizem o plantio em praças da cidade. Essas mudas seriam fornecidas pelo viveiro de um projeto de outra cerâmica, a cerâmica Ituiutaba.

A visita foi muito produtiva e cumpriu com os objetivos propostos de verificar os relatórios do VCS e do Carbono Social, de modo a permitir a geração de créditos de carbono e incentivar cada vez mais melhorias na cerâmica, na comunidade ao redor e no meio ambiente como um todo.

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Cerâmica Kitambar recebe visita de verificação Conheça melhor o processo de verificação e saiba como preparar a cerâmica

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: