Cerâmica Kitambar recebe visita de verificação

3 \03\UTC outubro \03\UTC 2014 at 17:11 Deixe um comentário


CIMG6693A cerâmica Kitambar, localizada no estado de Pernambuco, recebeu em julho deste ano a equipe da Sustainable Carbon e do Ibope Ambiental para realizar a visita de verificação. Tal visita consiste em avaliar a realidade e os documentos da cerâmica para comprovar a veracidade daquilo que os relatórios do projeto de carbono apontam e permitir a emissão dos créditos de carbono. Para a verificação da Kitambar, foram evidenciados os comprovantes de produção e biomassa, bem como os comprovantes do Carbono Social (como doações à comunidade, controle financeiro e benefícios ambientais), além de uma visita às etapas do processo produtivo e ao estoque de biomassa.

O projeto de carbono da cerâmica envolve a troca de lenha nativa da Caatinga usada como combustível por biomassas renováveis, como resíduos de madeira, serragem e madeira de reflorestamento. O projeto teve início em 2007 e pretende reduzir 417.800 toneladas de CO2e até o seu final, previsto para 2017. Além da geração de créditos de carbono pela troca de combustível, a Kitambar desenvolve uma série de benefícios adicionais aos trabalhadores, comunidades e meio ambiente. No caso dos trabalhadores, por exemplo, a cerâmica fornece cesta básica, seguro de vida, comissão por produção, festas de confraternização e transporte para os empregados, além de capacitação profissional por meio de cursos no SENAI e um programa de alfabetização.

A Kitambar também mantém parcerias para ajudar na área de saúde e de educação, como é o caso com o Instituto do Câncer Infantil do Agreste (ICIA) e com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Pernambuco (IFPE). Ademais, a cerâmica faz parte do programa “Eu protejo o Tatu Bola”, em parceria com a ONG Associação Caatinga. Sendo o tatu bola um animal ameaçado de extinção, a participação da cerâmica no programa contribui para a preservação do bioma local.  A Kitambar também possui uma certificação de qualidade PSQ para todas as peças da fábrica e um laboratório dentro mesmo da cerâmica. Outro destaque é o fato da cerâmica manter um contrato com uma empresa de marketing, a qual promove as ações da cerâmica em sites, mídias sociais e outros materiais de divulgação. Mostrando aos clientes e fornecedores suas atividades, a Kitambar vem conseguindo maior atenção e interesse dos clientes.

A cerâmica Kitambar sempre está participando de reuniões e palestras, e é bem relacionada e conhecida na região, tanto pela qualidade de seu trabalho como pelas ações socioambientais que mantém. Em 2013, inclusive, conquistou o Prêmio João de Barro como Melhor Cerâmica. No período de monitoramento de março de 2013 a maio de 2014, o projeto de carbono da cerâmica gerou 106.462 toneladas de CO2e, além de todos os benefícios adicionais já listados acima, os quais são avaliados pelo Carbono Social. A Kitambar, aliás, atingiu nesse período de monitoramento a categoria sustentável no ranking do Carbono Social, uma conquista especial uma vez que a Sustainable Carbon hoje tem apenas dois projetos em tal categoria, sendo o segundo no Ceará. A Sustainable Carbon está muito satisfeita com o desenvolvimento desse projeto e espera que ele incentive muitos outros.

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Cerâmica Santorini, em parceria com a escola CIME, promove o projeto “Jardim de Amigos” Cerâmica Maracá recebe visita de verificação

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: