Cerâmica Maracá promove palestras em universidades na semana do Meio Ambiente

31 \31\UTC julho \31\UTC 2014 at 14:46 Deixe um comentário


Maracá

Valciene da Cerâmica Maracá e os alunos do projeto Engenheiros Sem Fronteiras da UFU

Em junho deste ano, a cerâmica Maracá foi convidada para dar palestras em duas universidades de Minas Gerais durante a semana do meio ambientei. As palestras ocorreram no dia 3 na Faculdade do Triângulo Mineiro e no dia 5 na Universidade Federal de Uberlândia, durante as quais a cerâmica falou um pouco sobre o seu projeto de redução de emissões.

Localizada na cidade de Ituiutaba, Minas Gerais, a cerâmica Maracá usou lenha nativa do Cerrado para alimentar sua procuração de telhas e tijolos até 2007. Com o projeto de carbono, a cerâmica alterou e adaptou seus equipamentos e gestão para acabar com o uso de lenha nativa, passando a usar biomassa renovável.

A Faculdade do Triângulo Mineiro já conhecia há algum tempo o trabalho feito na cerâmica Maracá. Seus alunos costumam visitar a fábrica frequentemente para conhecer os setores de produção, estoque de biomassa e o laboratório de qualidade, onde podem aprender sobre qualidade, saúde e segurança no ambiente de trabalho. Durante essas visitas, a cerâmica também aproveita a oportunidade para explicar como o projeto de crédito de carbono funciona e quais são seus impactos. A Universidade Federal de Uberlândia, por sua vez, tomou conhecimento das ações da cerâmica por meio de pesquisas na internet e na região e, interessada no trabalho sustentável, convidou a Maracá para a palestra.

Muitas outras empresas e organizações participaram do evento, no qual a cerâmica Maracá pôde apresentar o projeto de crédito de carbono e seus principais benefícios. A Sustainable Carbon acredita que eventos como esse são de grande importância, pois ajudam a cerâmica a disseminar informações sobre o projeto e abre portas para que outras empresas conheçam a iniciativa e os benefícios que o projeto traz.

Quem conduziu as palestras foi Valciene Soares Santana, analista de controle de qualidade e meio ambiente da Maracá. Na oportunidade, ela divulgou aos presentes o telefone e email da cerâmica para que os interessados possam entrar em contato. Valciene nos informou posteriormente que logo após o evento algumas empresas já entraram em contato e visitaram a cerâmica para conhecer melhor o projeto.

Divulgar o projeto na região e torná-lo de conhecimento da comunidade é um dos objetivos do SOCIALCARBON Standard, referente ao Recurso Carbono do padrão de certificação.  A cerâmica Maracá se programa agora para realizar mais uma palestra, durante a qual mais uma vez apresentará o projeto, buscando divulgar a ideia e coletar opinião e sugestões dos envolvidos.

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Cerâmicas Lara e Kitambar aderem ao projeto Cerâmica Sustentável é + Vida TAM Airlines and Sustainable Carbon join forces towards low carbon economy

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: