Cerâmicas Lara e Kitambar aderem ao projeto Cerâmica Sustentável é + Vida

24 \24\UTC julho \24\UTC 2014 at 13:16 Deixe um comentário


O projeto “Cerâmica Sustentável é + vida” é desenvolvido pela Anicer em parceria com o Sebrae. Por meio  de um conjunto de ações para implantação da gestão empresarial, promoção da inovação tecnológica, eficiência energética e licenciamento ambiental, o projeto tem como objetivo promover o uso de práticas mais sustentáveis no setor ceramista.

De acordo com o site do projeto, “o foco é atingir as micro e pequenas empresas e, com a sua implantação, transformar o comportamento empresarial, as ferramentas de gestão e a competitividade das cerâmicas”. O projeto está em vigor desde fevereiro de 2013, e foi nesse mesmo ano que as cerâmicas Lara (SP) e Kitambar (PE) iniciaram a contratação junto ao programa.

O “Cerâmica Sustentável é + vida” é divido em 05 módulos, sendo:

1 – Consultoria para inovação Tecnológica

2 – Consultoria para Eficiência Energética

3 – Consultoria Ambiental

4 – Consultoria para Incorporação e Tratamento de Resíduos Sólidos, Biomassa e Geração de Crédito de Carbono

5 – Consultoria para Qualificação nos PSQ/PBQ-H

Cada cerâmica pode contratar o módulo que desejar e acreditar ser de acordo com as necessidades da empresa. Uma vez contratado, um consultor da equipe Anicer aplica uma consultoria geral sobre a empresa e faz uma análise especifica referente ao módulo contratado.

lara

Equipe Cerâmica Lara

A Cerâmica Lara aderiu ao módulo 05 do programa, pois, de acordo com Leonardo Lara, sócio da empresa, “o principal objetivo era identificar erros no processo de produção e tentar concertá-los de modo a receber o certificado do PSQ”. A Cerâmica Kitambar, por sua vez, aderiu aos módulos 01 e 05.

A Sustainable Carbon acredita que é muito positivo as cerâmicas terem a iniciativa de inovar e buscar melhorias. A adesão ao programa é um dos compromissos dessas cerâmicas em aprimorar cada vez mais as fábricas. A Cerâmica Kitambar afirmou que os resultados da aplicação do projeto foram produtivos, tendo alcançado o objetivo de inovação tecnológica e a consultoria para a qualificação PSQ. Segundo os representantes da cerâmica, devido ao treinamento feito à equipe de produção, aos gerentes e à equipe de técnicos de segurança do trabalho, hoje diversos funcionários estão aptos para realizar os testes de qualidade tanto nas telhas produzidas quanto na matéria-prima, dentro do laboratório que há na cerâmica.  Agora, a Kitambar tem planos de investir no módulo 03, sobre consultoria ambiental, pensando em iniciar a elaboração de um plano de gestão ambiental.

kitambar

Certificado Cerâmica Kitambar

A Cerâmica Lara também teve seus objetivos alcançados e a consultoria gerou vários benefícios, como, por exemplo, a economia de água. Por orientação do consultor, a cerâmica investiu na compra de uma máquina extrusora para aumentar a qualidade e o rendimento da produção, ao mesmo tempo que cria a possibilidade de economia da água.

Caso a sua cerâmica também esteja participando do “Cerâmica Sustentável é + vida”  e queira divulgar as suas ações, entre em contato conosco pelo e-mail info@sustainablecarbon.com e compartilhe sua história!

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Visita de Verificação da Cerâmica Irmãos Fredi Cerâmica Maracá promove palestras em universidades na semana do Meio Ambiente

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: