Visita de Verificação da Cerâmica Irmãos Fredi

17 \17\UTC julho \17\UTC 2014 at 13:10 Deixe um comentário


Irmãos Fredi 3

Cerâmica Irmãos Fredi

De tijolo em tijolo, os Irmão Fredi e a Sustainable Carbon estão construindo um mundo melhor. Com a substituição da lenha nativa pela biomassa renovável, eles melhoram as condições de trabalho dos funcionários e investiram em melhorias nas comunidades dos arredores do projeto. 

Em maio, a equipe da Sustainable Carbon foi até Presidente Epitácio, interior de São Paulo, junto aos auditores do IBOPE, para a visita de verificação da cerâmica Irmãos Fredi. Lá, foi feita a auditoria dos dados de produção e biomassa, e do CARBONOSOCIAL.

A Irmãos Fredi produz tijolos e blocos os quais são vendidos para o mercado de construção civil local. A fábrica utilizava lenha nativa para abastecer os fornos pelos quais um milhão de peças são produzidas mensalmente. A partir de 2006, a empresa optou por uma produção sustentável e investiu em equipamentos para a troca de combustível. Desde então, os fornos são abastecidos com biomassa renovável o que, além de reduzir as emissões de gases de efeito estufa e gerar créditos de carbono, promove melhorias nas condições de trabalho e investimento em projetos na comunidade nos arredores do projeto.

Durante a visita, o chefe de produção da Irmãos Fredi levou a equipe para conhecer todo o processo de produção. Destacaram-se a organização setorial, a automatização (a alimentação da biomassa conta com um imã para retirar pregos e resíduos indesejados, evitando o estrago dos equipamentos), o ciclo da maromba (no qual as argilas com defeito voltam na esteira para o processo produtivo) e a adição de serragem/palha na composição da argila, o que auxilia na secagem e qualidade do material. A cerâmica também adquiriu um secador e injetor de biomassa para melhorar a eficiência energética dos fornos.

Irmãos Fredi 2

Banheiro da Cerâmica Irmãos Fredi

Hoje em dia, a Irmãos Fredi usa apenas biomassas renováveis como combustível, como bagaço de cana e serragem. A cerâmica deixou de queimar 20 mil toneladas por ano de lenha nativa do Cerrado, o segundo maior bioma brasileiro. Quanto à responsabilidade social, a fábrica conta com banheiros equipados com chuveiros para cada setor, vagas para os funcionários estacionarem, bicicletário e um laboratório inovador para teste de qualidade das peças de cerâmica. Ela também contribui financeiramente, revitaliza e amplia dois centros educacionais: “Associação Espírita, Fé e Caridade” e “Associação Alpha & Omega”.

Irmãos Fredi

Equipe da Sustainable Carbon e crianças da Associação

A cerâmica demonstrou interesse e comprometimento com o projeto de carbono. Ela elaborou um plano de recuperação de áreas degradadas na área de extração de argila, e para melhorias futuros há a expectativa do término da reforma da área de lazer para os funcionários e a construção de um salão de auditório para palestras, aulas e reuniões com os funcionários. A Irmãos Fredi pretende também construir um campo de futebol e criar uma sede de instituto para crianças carentes. Para a Sustainable Carbon, a visita foi uma oportunidade de reforçar o seu compromisso com a manutenção desse projeto que chega agora ao seu 3° período de monitoramento com todos os créditos verificados desde 2010. O IBOPE enviou o Relatório Final de Verificação para a Sustainable Carbon atestando que ocorreram as reduções de emissões de GEEs de 2010 – 2014. Para as próximas verificações, espera-se que a cerâmica tenha alcançado todas as perspectivas previstas.

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Cerâmica Argibem e Ações Socioambientais Cerâmicas Lara e Kitambar aderem ao projeto Cerâmica Sustentável é + Vida

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: