Sustainable Carbon visita a Cerâmica Lara

30 \30\UTC maio \30\UTC 2014 at 9:58 Deixe um comentário


Image

Em abril deste ano, a equipe da Sustainable Carbon visitou a Cerâmica Lara, em Cachoeira Paulista, São Paulo. O motivo da visita foi a verificação do projeto chamado “Lara Ceramic Fuel Switching Project”, o qual tem como objetivo substituir combustível fóssil por biomassa renovável.

A Cerâmica Lara é uma pequena indústria que produz tijolos, principalmente para o mercado local do Vale do Paraíba. Nos últimos anos, o combustível usado na produção foi óleo pesado (BPF), um combustível fóssil derivado do petróleo o qual causa sérios problemas ambientais, como a alta emissão de gases do efeito estufa e, por consequência, o aquecimento global, além de problemas respiratórios para a população. A troca desse combustível para biomassa renovável, tal como serragem, resíduos de madeira e casca de arroz, melhora significativamente a situação não só ambiental da região, mas também social e econômica, além de gerar créditos de carbono, os quais podem ser vendidos para a compensação e neutralização de outras empresas.

Para a Sustainable Carbon, a visita foi uma oportunidade de reforçar o seu compromisso com a manutenção desse projeto, que chega agora ao seu 2° período de monitoramento pelo VCS Standard, com todos os créditos verificados desde 2008. A cerâmica atualmente, além de utilizar energia renovável, reutiliza os resíduos do processo produtivo e um lavador de gases para evitar a emissão de material particulado. O IBOPE certificou o relatório do SOCIALCARBON Standard referente a esse projeto no dia 30 de abril.

Dentre as ações sociais promovidas pela Cerâmica Lara identificadas pela Sustainable Carbon nessa visita, destaca-se a doação de recursos financeiros e materiais de construção para instituições e membros da comunidade local, e o patrocínio de escolas e campeonatos esportivos no município. Visando incentivar a prática de esportes e exercícios físicos pelos funcionários, o Sr. Lara, proprietário da cerâmica, organizou um time de futebol formado pelos empregados, construiu um campo de futebol na área da fabrica, comprou uniformes e materiais esportivos. Hoje, o time já possui três troféus, mostrando o sucesso da iniciativa.

A Cerâmica Lara demonstra grande interesse em continuar com o projeto de redução de emissão de carbono e com investimentos em melhorias na fábrica e na comunidade local. No momento, está sendo construindo um alojamento com refeitório e vestiário, masculino e feminino, para que os donos possam contratar mais mulheres para trabalhar no processo produtivo sem possíveis inconveniências. A cerâmica está também construindo um novo forno, e a área do forno antigo será utilizada para secagem das peças, o que aumentará a eficiência da fábrica. Nas próximas verificações, espera-se que a cerâmica tenha alcançado todas as perspectivas previstas.

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: .

Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa Cerâmica São Silvestre realiza consulta às partes interessadas

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: