Projeto “Ecomapuá Amazon REDD”

13 \13\UTC setembro \13\UTC 2013 at 17:47 Deixe um comentário


A meta do projeto é de reduzir a emissão de aproximadamente 2.170.140 toneladas de CO2e num período de 30 anos

O projeto “Ecomapuá Amazon REDD” está localizado na Ilha de Marajó, na jusante do Rio Amazonas, onde há histórico de extrativismo e exploração madeireira oriundo do início da colonização da Amazônia. Seu principal é evitar o desmatamento previsto de 4.253 hectares dentro de uma área de 86.269 hectares, ao longo dos 30 anos de vida do projeto.

Além da necessidade de preservação da Ilha de Marajó, a qual é classificada como área com prioridade “extremamente alta” de conservação pelo Ministério do Meio Ambiente, a ilha apresenta indicadores sociais baixos, como, por exemplo, os de educação e saúde.

Portanto, o projeto Ecomapuá se compromete a proporcionar benefícios sociais e ambientais reais e quantificáveis, por meio da aplicação de um standard adicional de co-benefícios, especificamente o SOCIALCARBON®.

O principal ecossistema da área do projeto, a várzea Marajoana, é caracterizada pelas planícies aluviais dos rios Tocantins e Amazonas, sendo único no Brasil e no mundo. A várzea é particularmente rica em avifauna. Possui ao eu redor 361 espécies de aves documentadas, oito mamíferos endêmicos e uma enorme variedade de vida marinha, florescendo na confluência do Rio Amazonas com o Oceano Atlântico.

A responsável pela área, Ecomapuá Conservação Ltda., é uma empresa brasileira de sustentabilidade, a qual trabalha com geração de fontes de renda alternativa para comunidades locais, projetos de energia renovável e de carbono, a fim de melhorar a qualidade de vida das 187 famílias estimadas residentes nas propriedades.

Confira a Dissertação de Mestrado do engenheiro ambiental da Sustainable Carbon, Marcelo Haddad, sobre a área do projeto. O estudo Análise dos mecanismos REDD+ e seus benefícios no Brasil: um estudo de caso na Ilha do Marajó – PA, Brasil, agora, faz parte do acervo do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo – IPT.

Aproveite!

Entry filed under: Sustentabilidade. Tags: , , , , .

Programa Lixo Zero multou 51 pessoas em quatro horas no centro do Rio Sistema de Estimativa de Emissão de Gases de Efeito Estufa

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: