A História das Coisas – a ação e reação do sistema mundial de produção

23 \23\UTC julho \23\UTC 2013 at 12:20 Deixe um comentário


Em um vídeo legendado em português, de 20 minutos, a ambientalista americana Annie Leonard nos mostra o resultado de mais de dez anos de pesquisa sobre o sistema internacional de produção e descarte de produtos. De uma forma clara e objetiva, Annie explica o clico de vida dos bens materiais: do processo de extração da matéria prima, à produção, distribuição, consumo e tratamento do produto após o seu descarte

Propõe, com diversos dados e argumentos, a ideia de que vivemos em um sistema de organização e produção linear, falido e autodestrutivo. Como, por exemplo, ao dizer que 99% dos materiais que são colhidos, processados e transformados em produtos, são descartados com apenas seis meses de uso.

Deixa claro que o sistema atual está em crise, por gerir os recursos naturais do planeta de forma incorreta e inescrupulosa, e por não se preocupar com os envolvidos nesta cadeia de produção: o ecossistema e a saúde das pessoas.

Ajuda a compreender como somos manipulados pelas estratégias de Obsolescência Planejada e Obsolescência Perceptiva utilizadas pelos “grandes do sistema” para nos tornarmos consumidores e “descartadores” incessantes de seus produtos.

E ainda proporciona, ao término do vídeo, a necessidade de refletir como atitudes éticas são essenciais para inverter esse cenário. Principalmente por parte das empresas (colaboradores, gestores, donos), que podem adotar novas práticas sustentáveis em seus negócios e ainda extinguir/ diminuir o desperdício da matéria prima.

Confira o vídeo e conte conosco, da Sustainable Carbon, para descobrir e gerenciar um projeto de desenvolvimento sustentável compatível à sua empresa.

Entry filed under: vídeo. Tags: , , , , , , , , , .

Sustainable Carbon e Santander lançam plataforma on-line para cálculo da pegada ecológica e crédito de carbono Interpol destaca os crimes mais comuns nos mercados de carbono

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: