Vulcão replanta árvores na cerâmica

31 \31\UTC março \31\UTC 2011 at 8:11 Deixe um comentário


A Cerâmica Vulcão, de Queimados (RJ), em conjunto com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), deu início a um processo de reflorestamento em uma área de 30 alqueres na propriedade da empresa. A UFRRJ participa com o apoio técnico e a cerâmica adquire as mudas de plantas nativas e de eucalipto. O objetivo é em quatro anos terminar o replantio em toda a margem do rio que corta a área onde a empresa está instalada.

Para a realização deste projeto, o proprietário da empresa, Cláudio Pelegrini, não só promoveu uma iniciativa ambiental, mas como também de inclusão social. Foram contratadas dez mulheres da região para trabalhar no replantio.

Inclusão social já é uma prática comum na Vulcão. Lá, trabalham quatro deficientes, sendo dois surdos. Além disso, a cerâmica serve café da manhã, almoço e café da tarde para todos os seus funcionários.

Viveiro de mudas iniciado pela cerâmica

E não para por aí. Peligrini dá os primeiros passos para a implementação de um viveiro de mudas, novamente em parceria com a UFRRJ, que também utilizará mão-de-obra local para a sua execução.

A Vulcão é uma das empresas que codesenvolve projetos de carbono com a Sustainable Carbon. A cerâmica utiliza biomassa renovável para acender e aquecer os fornos onde são produzidos tijolos, blocos e telhas. Dessa maneira, sem o uso de combustível não-renovável, a cerâmica reduz as emissões dos gases causadores do efeito estufa e gera créditos de carbono.

Entry filed under: Cerâmicas, Rio de Janeiro. Tags: .

Varejo de materiais de construção deve movimentar R$ 76,4 bilhões em 2011 O estado de São Paulo publica primeiro inventário de emissões de gases de efeito estufa

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: