Saiba mais sobre o Fórum Mundial de Sustentabilidade 2011

17 \17\UTC fevereiro \17\UTC 2011 at 8:20 7 comentários


O 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade, entre os dias 24 e 26 de março, no Hotel Tropical, em Manaus (AM), terá como tema principal “Sustentabilidade Econômica, Ambiental e Social da Amazônia e do Planeta”. Realizado pela Seminars e promovido pelo LIDE (Grupo de Líderes Empresariais), reunirá 600 lideranças empresariais, políticas, ambientais em defesa das práticas e mecanismos bem-sucedidos para o desenvolvimento sustentável mundial. O evento terá exposições do ex-presidente dos Estados Unidos, Bill Clinton; do ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger; e do fundador do Grupo Virgin, Richard Branson, além de diversos especialistas na área.

O Fórum será aberto por Omar Aziz, governador do Amazonas, e Izabella Teixeira, ministra do Meio Ambiente. Arnold Schwarzenegger, ex-governador da Califórnia, abrirá o ciclo de palestras com o tema “Políticas públicas a favor da sustentabilidade”; seguido por Dan Epstein, diretor de Sustentabilidade e Regeneração Urbana dos Jogos Olímpicos de Londres 2012, com os “Grandes eventos e cidades sustentáveis”.

No segundo dia terá Richard Branson, presidente e fundador do Grupo Virgin, com “Estratégias empresariais para a descarbonização da economia”; o ativista ambiental Adam Werbach sobre “Internalizando a sustentabilidade nas empresas”; o ambientalista e jornalista Paul Hawken com a questão “Mantendo a visão e a motivação para chegar à sustentabilidade”; e um debate com os dois últimos sobre “Como colocar o negócio a favor do planeta”.

O último dia trará Bill Clinton com o tema “Mobilizando parcerias público-privadas para promover o desenvolvimento sustentável”; ex-ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, sobre “Um projeto de sustentabilidade para o País”; com conclusões do senador Eduardo Braga, que apresentará a Carta do Amazonas: Manifesto pelo desenvolvimento sustentável da Amazônia.

“O objetivo é demonstrar o valor econômico e ambiental da floresta e suas implicações para a região e o mundo”, declara Sergio Waib, presidente da Maior Entretenimento. Marcelo Politi, diretor-geral da Seminars afirma, “É de extrema importância a discussão sobre a proteção ambiental e seus valores sustentáveis”. “Vamos criar um compromisso político e empresarial com o desenvolvimento sustentável do planeta”, finaliza João Doria Jr., presidente do LIDE.

Nestlé será a máster patrocinadora do evento. As empresas patrocinadoras são Bradesco, Coca-Cola, Sabesp e Semp Toshiba. Itautec, Honda e Natura são as apoiadoras do projeto, enquanto Basf, Carrier, Pão de Açúcar, Kasinski, KPMG, LG, Nokia e Mapfre entram com cotas de participação. Burti, CDN, Décor Books, Eccaplan e Wizard são os fornecedores oficiais da iniciativa. Band AM, Band News, Rede Record, Brasil Econômico, IstoÉ e IstoÉ Dinheiro, PropMark, Época e Época Negócios e A Crítica são os mídia partners. The Economist, a principal publicação sobre economia do mundo, é a Global Mídia Partner do 2º Fórum Mundial de Sustentabilidade.

Conheça os participantes:

Bill Clinton foi o 42.º presidente dos Estados Unidos, com mandato de 20 de janeiro de 1993 até 20 de janeiro de 2001. Bill Clinton foi eleito presidente em novembro de 1992, batendo George H. W. Bush e acabando com doze anos de gestão republicana na presidência. O seu Vice-presidente foi Al Gore. Ele foi precedido por George H. W. Bush e o seu sucessor foi George W. Bush. Ele nasceu em 19 de agosto de 1946 (está com 64 anos) na cidades de Hope, no Estado de Arkansas. O nome de nascimento é William Jefferson Clinton. O partido dele é o democrata, sua formação acadêmica é como advogado e sua religião é a Batista. Antes de servir como presidente, Clinton foi governador do estado do Arkansas por cinco mandatos.

Quando assumiu o cargo de presidente, as prioridades domésticas de Clinton incluíram reformas na área de educação, restrição a vendas de armas, fortalecimento das leis de proteção ao meio ambiente e proteção aos empregos gerados no pais. Internacionalmente, suas prioridades incluíram reduzir barreiras de comércio (NAFTA) e mediar os conflitos na Irlanda do Norte e entre israelenses e palestinos. Foram anos de grande desenvolvimento econômico da nação, com o déficit fiscal herdado da era Reagan sendo reduzido.

Workaholic, ao deixar o cargo, ele teve as mais altas taxas de aprovação para um presidente na história moderna dos Estados Unidos (58% de imagem positiva).

O presidente Clinton foi o primeiro presidente dos Estados Unidos nascido após o fim da Segunda Guerra Mundial. Sua eleição marcou uma diferença dos ex-presidentes que eram na sua maioria veteranos da Segunda Guerra Mundial e que passaram pelo início da Guerra Fria nos anos 50. Ele foi considerado o símbolo dos baby-boomers, a geração de norte-americanos nascidos após a Segunda Guerra. Na segunda metade do século 20, foi o único presidente dos EUA integrante do Partido Democrata a conseguir a reeleição.

Nos meses finais de sua presidência, Clinton dividiu as atenções com sua esposa, Hillary Rodham, que declarou sua candidatura ao Senado pelo estado de Nova York. Os Clintons dividiram seu tempo entre a Casa Branca e uma nova residência em Chappaqua, Nova York. A primeira-dama realizou uma campanha vigorosa, freqüentemente contando com o presidente ao seu lado.

Bill Clinton também é escritor, sendo autor do livro “Minha Vida”, publicado no Brasil pela Editora Globo. O interesse de Clinton pela política começou nos primeiros anos de faculdade e o acompanhou em toda a sua vida. Ao contar no seus livro seus sucessos e revezes no poder, o ex-presidente norte-americano traça ainda um abrangente panorama da política nos Estados Unidos nas últimas quatro décadas. Os relatos de Clinton revelam os detalhes das conquistas de seu governo e os problemas enfrentados no cotidiano na presidência dos Estados Unidos.


Richard Branson
(Richard Charles Nicholas Branson) nasceu em 18 de abril de 1950 na Inglaterra. É casado e pais de dois filhos. O espírito empreendedor dele começou manifestar-se cedo: com apenas 16 anos ‘fundou’ junto com o amigo dele Jonny Gems a Revista Student – “A revista para a juventude britânica”. Foi um empreendimento mais criativo que lucrativo, que começou nos porões da casa da família Gems. Branson tinha maneiras peculiares de conseguir patrocínios para sua revista: ligava de telefones públicos para grandes empresas como Coca-Cola, dizendo que a sua rival Pepsi tinha assinado o contrato de uma folha inteira de patrocínio. Às vezes dava certo.

A revista começou a crescer mesmo quando Branson conseguiu entrevistas com grandes nomes da música como Mick Jagger, Bob Dylan e John Lennon. Como eles vendiam seus exemplares? Branson e Cia. vendiam no metrô de Londres. Com toda a fama da Revista Student e os altos preços dos discos na época, Branson pensou em vender discos por reembolso postal e como surpresa, recebeu uma enxurada de pedidos.

Branson queria um nome diferente para essa nova empreitada, algo chamativo. Um dos garotos, ‘sócio’ de Branson falou: ‘Já sei. Que tal Virgin? Somos totalmente virgens em negócios’. E assim nasceu uma das empresas mais amadas da Europa. Branson não parou por aí, houve uma crise nos correios na Inglaterra, o que impossibilitava a venda discos por reembolso postal. Assim nasceu, a primeira Loja de Discos Virgin, em 1970, e posteriormente suas várias filiais.

Richard queria mais. Criou a Virgin Records: agora ele gravava discos não apenas os vendia. Seu primeiro disco de sucesso foi Tubular Bells, de Mike Oldfield. E não pense que tudo isso foi fácil pra ele. Sempre com saldo devedor com o Banco Coutts. Conseguia dinheiro para pagar os empréstimos um dia antes. Richard Branson criou suas empresas com muito espírito empreendedor e coragem, e hoje é dono do Virgin Group, que tem investimentos desde vestuário à aviação, biocombustiveis e  viagens aeroespaciais.

Curiosidades: Branson era disléxico e desistiu da escola aos 16 anos; é o 245º homem mais rico do mundo segundo a Revista Forbes; foi o primeiro homem a dar a volta ao mundo em um balão; está engajado em vários projetos sócioambientais; quer trazer para o Brasil a Virgin Airlines, mas não tem nenhum investidor que tenha tanto dinheiro no Brasil, a não ser Eike Batista; em 1999, tornou-se Sir ao ser condecorado Cavaleiro pela Rainha da Inglaterra.

Como todo empreendedor de sucesso é ótimo em fazer merchandising de suas empresas: para divulgar sua nova loja de vestidos para noivas, se vestiu de noiva; fez rappel em prédios, entre outras loucuras para apresentar suas empresas. Uma dica de Brason: ‘Faça do seu trabalho um meio de diversão’. Um novo empreendimentos dele, a Virgen Galactic, promete levar passageiros para o espaço e ele se vestiu de astronauta.

Em 2009, Richard Branson firmou contrato com Ross Brawn, dono da equipe de Fórmula 1 Brawn GP, tornando-se seu principal patrocinador. Na temporada 2010 do Mundial, Branson teve sua própria escuderia, a Virgin Racing.

Atualmente Branson também dedica-se a procurar meios para diminuir o aquecimento global. É membro ativo do Fórum Humanitário Global.

Richard Branson é proprietário de 360 empresas e mantém 40 mil empregados. As principais empresas do Virgin Group são:

Transporte – Virgin Trains (empresa privada de trens, Reino Unido), Virgin America (companhia aérea low cost, Estados Unidos), Virgin Atlantic Airways (companhia aérea de voos intercontinentais, Reino Unido), Virgin Blue (companhia aérea low cost, Austrália e Nova Zelândia), Virgin Express (companhia aérea low cost, Bélgica) e Virgin Nigeria (companhia aérea, Nigéria).

Música- Virgin Records, uma das maiores editoras musicais no mundo, pertence actualmente à EMI; V2 Records (editora musical), Virgin Radio (uma das mais populares estações de rádio no Reino Unido), V Festival (organização de festivais de música, Reino Unido e Estados Unidos) e Virgin Megastore (grandes armazéns especializados em música, filmes e jogos).

Telecomunicações e mídia – Virgin Mobile (operadora móvel em vários países: Reino Unido, Austrália, Canadá, África do Sul, Estados Unidos e França) e Virgin Media (operador de televisão por cabo e internet).

Outros negócios do Virgin Group – Existem muitas outras empresas do grupo e da marca Virgin, como por exemplo na área da alimentação e de bebidas (Virgin Cola, Virgin Coca), aluguel de automóveis e limusines, agências de viagens, cartões de crédito e, mais recentemente, o turismo espacial (ainda em desenvolvimento). Recentemente criou seu time de Fórmula 1, em parceria com a Manor Grand Prix.

Richard Branson também é escritor, com a obra “Acredite em você e vá em frente O segredo do sucesso de uma mente milionária”, publicada no Brasil pela Editora Sá.


Arnold Schwarzenegger –
Atualmente é o 38º governador da Califórnia. Nasceu em 30 de julho de 1947, na cidade de Thal, na Áustria. Tem dupla nacionalidade: austríaca e norte-americana. Sua formação acadêmica foi na Universidade de Wisconsin. Já teve diversas profissiões, tais como fisiculturista, ator, empresário e atualmente político.

Filiado ao Partido Republicano, foi eleito pela primeira vez em 7 de outubro de 2003, substituindo o então governador Gray Davis. Schwarzenegger foi empossado em 1º de novembro de 2003, para servir o restante do mandato de Davis. Foi então, reeleito em 7 de novembro de 2006, nas Eleições Governamentais da California de 2006, para servir um mandato completo como governador, derrotando o democrata Phil Angelides, que era o Tesoureiro de Estado da Califórnia na época. Ele tomou posse para o segundo mandato em 5 de janeiro de 2007. Em maio de 2004 e 2007, foi nomeado como uma das 100 pessoas que ajudaram a moldar o mundo pela revista Time.


O Estado do Amazonas

O Amazonas é o maior Estado do Brasil, com uma superfície atual de 1.558.987 Km². O acesso à região é feito principalmente por via fluvial ou aérea. O clima é equatorial úmido, com temperatura média/dia/anual de 26,7 ºC, com variações médias entre 23,3 ºC e 31,4 ºC. A umidade relativa do ar fica em torno de 80% e o Estado possui apenas duas estações bem definidadas: chuvosa (inverno) e seca ou menos chuvosa (verão).

É no Estado do Amazonas que se encontram os pontos mais elevados do Brasil: o Pico da Neblina, com 3.014 metros de altitude, e o 31 de Março, com 2.992 m de altitude, ambos na fronteira.

Sofrendo influência de vários fatores com precipitação, vegetação e altitude, a água forma na região a maior rede hidrográfica do planeta. Os rios amazonenses são, praticamente, navegáveis durante todo o ano. Outros como o Negro, Alto Madeira, Urubu, Aripuanã, Branco e Uaupés são obstruídos pelas formações em degraus, o que não impede sempre a navegação ordinária, salvo as corredeiras do Alto Madeira e a famosa cachoeira das Andorinhas, no rio Aripuanã. O rio mais encachoeirado é o Negro.

O rio Amazonas é internacionalmente conhecido como o maior do mundo em volume de água. O rio Amazonas tem o curso calculado em 6.300 quilômetros.

O segundo rio mais importante do Estado é o Negro. Sua nascente fica na Colômbia. Tem 1.551 quilômetros de curso, dos quais cerca de 50 obstruídos por corredeiras e saltos. Dos rios amazonenses, é o que possui o maior aglomerado de ilhas no curso.

A cidade de Manaus
A capital do Amazonas foi, talvez, a cidade que mais conheceu a riqueza, os encantos e o glamour do primeiro mundo no Brasil, somando a seus rios e florestas, o ouro e a sofisticação importadas da Europa. Manaus é localizada à margem esquerda do rio Negro.

O apogeu da capital do Amazonas aconteceu com o “achado”, por parte dos  estrangeiros: o látex. Apoiada na revolução financeira e econômica proporcionada pela borracha, a antiga Manaus foi a cidade mais rica do País por muito tempo, conforme relata o escritor amazonense Márcio Souza em “Uma Breve História do Amazonas”. A “metrópole da borracha” tem início em 1900. Nessa época, o crescimento e desenvolvimento da capital acontecem com traços culturais, políticos e econômicos herdados dos portugueses, espanhóis e franceses. A riqueza do latéx proporcionou uma reviravolta estrutural, implantando serviço de transporte coletivo de bondes elétricos, sistema de telefonia, eletricidade e água encanada, além de um porto flutuante, que passou a receber navios de diversas bandeiras e tamanhos.

Depois da borracha veio a Zona Franca de Manaus (ZFM). A cidade ganhou um comércio de importados e depois um pólo industrial onde se concentram centenas de fábricas. Com a ZFM, a capital voltou a experimentar um súbito crescimento demográfico: a população passa de 200 mil habitantes na década de 60,  para 900 mil nos anos 80 e, finalmente, 1,5 milhão em 2002, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O parque industrial de Manaus hoje abriga mais de 400 empresas mundialmente conhecidas que geram mais de 50 mil empregos diretos; 350 mil indiretos, somente na cidade de Manaus e outros 20 mil nos demais Estados da região. Atualmente, o volume de capital gerado pela ZFM é superior a US$ 10 bilhões.

Organização – Seminars
A Seminars é fruto de uma parceria entre a Doria Associados, presidida por João Doria Jr. e a Maior Entretenimento, do Grupo ABC, presidido por Nizan Guanaes. Tem como objetivo desenvolver o mercado de palestras, seminários e workshops nas áreas de negócios, política, economia e tecnologia.

Para mais informações sobre o evento acesse http://www.forumdesustentabilidade.com.br/pt_BR/

Entry filed under: Eventos. Tags: .

Quer tornar o seu negócio sustentável? Hora do Planeta será realizada em 26 de março

7 Comentários Add your own

  • 1. Chiara Guilhermina Rêgo  |  21 \21\UTC fevereiro \21\UTC 2011 às 7:58

    A apresentação do assunto em questão, o nível dos palestrantes, a importância pelo qual este evento está se realizando, a escolha estratégica da cidade (Manaus), os assuntos abordados sobre sustentabilidade, são de extrema importância, não só para a classe empresárial mais também, para todo cidadão planetáriio, inclusive para os educadores, que fomentam a conscientização sabre todos os aspectos abordados neste fórum.

    Gostaria de saber como participar deste Fórum, se existe alguma exigência ou se é livre. Como se inscrever, quanto custa?

    Responder
    • 2. Sustainable Carbon  |  21 \21\UTC fevereiro \21\UTC 2011 às 10:02

      Para mais informações sobre o evento acesse http://www.forumdesustentabilidade.com.br/pt_BR/

      Responder
  • 3. angelo pansa  |  27 \27\UTC fevereiro \27\UTC 2011 às 9:46

    Como Delegado do ICEF ( Internacional Court of Environment Foundation) estou acompanhando a destruiçao da floresta amazònica por parte de projetos de desenvolivmento a regiao da Terra do Meio ( Municìpios de Sao Félix do Xingu e Altamira) onde tudo indica que foram utlizados produtos quìmicos (agrotòxicos) desfoliantes ( o NUFARM 2,4-D adulterado com ROUNDUP ou FUSILADE,ou GLIFOSATO,etc.) cujos efeitos sao semelhantes aos do “Agente Laranja” do Vietnam, contaminando toda a regiao comDIOXINAS e FURANOS. Serà que esta é uma maneira de SUSTENTABILIDADE no processo de saque dos recursos naturais da floresta amazònica? Padre Angelo Pansa-Delegado ICEF

    Responder
  • 4. Rosy Lee Brasil  |  2 \02\UTC março \02\UTC 2011 às 1:06

    “O Desenvolvimento e Crescimento Sustentavel e meio Ambiente é agir com democracia respeitando os Direitos de todos dando livre abrito para que todos escolham o que é otimo para todos ,e não forçãr o individuou para o sistema para que deixe-os mas pobre e dele dependa para ficar ricos” .Rosy Lee Brasil

    Responder
  • 5. Núbia Maria Silva  |  3 \03\UTC março \03\UTC 2011 às 18:51

    Gostaria de saber como participar deste Fórum, se existe alguma exigência ou se é livre. Como se inscrever, quanto custa?

    Responder
    • 6. Sustainable Carbon  |  3 \03\UTC março \03\UTC 2011 às 18:55

      Mais informações sobre o evento acesse http://www.forumdesustentabilidade.com.br/pt_BR/

      Responder
  • 7. http://adamregiaba.wordpress.com/  |  28 \28\UTC junho \28\UTC 2013 às 16:48

    What’s up, this weekend is nice in favor of me, because this moment i am reading this impressive educational paragraph here at my residence.

    Responder

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: