Rios da Amazônia registram menor nível em mais de um século

26 \26\UTC outubro \26\UTC 2010 at 12:31 Deixe um comentário


A vazante nos rios da Amazônia deve ser revertida até o próximo mês, seguindo o ciclo hidrológico da região. O superintendente de Usos Múltiplos da Agência Nacional de Águas (ANA), Joaquim Gondim, disse que nos pontos de observação em Tabatinga e São Gabriel da Cachoeira já é possível perceber aumento no volume dos rios Solimões e Negro.

Os dois rios – que sofreram este ano a maior seca desde 1902 -, formam o Rio Amazonas, o maior em volume de água da Terra.

Segundo o superintendente, a seca nos rios foi causada pela diminuição das chuvas nas áreas de nascente na Colômbia e na Venezuela (Rio Negro) e na Cordilheira dos Andes no Equador e no Peru, o que diminuiu o degelo na região onde surge o Rio Solimões.

Na opinião de Marcos Ximenes Pontes, um dos coordenadores do Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), “episódios extremos [grandes secas e grandes cheias do rio] estão ficando cada vez mais frequentes e mais agudos”. Para ele, esses fenômenos confirmam as hipóteses de que as mudanças climáticas estão ocorrendo. Entretanto, ele acredita que é preciso fazer “estudos mais aprofundados para avaliar se é um momento de exceção ou tem a ver com a mudança climática”.

Joaquim Gondim afirma que a vazante dos rios “faz parte na variação natural do clima” e corresponde à “janela hidrológica anual”. Para ele, só um estudo de longo prazo que confirmasse a repetição das secas poderia alimentar alguma hipótese relacionada à mudança climática.

Os dois especialistas salientaram que a seca dos igarapés dos rios que formam o Amazonas tem isolado as populações, que não podem circular de barco. Segundo eles, os ribeirinhos sofrem com a falta de abastecimento de alimentos e água potável; e muitas crianças param de ir a escola por causa da falta de transporte.

Na última semana, o Ministério da Integração Nacional anunciou a transferência de R$ 23 milhões para o governo do estado do Amazonas para ações de socorro e assistência aos municípios atingidos pela seca. O dinheiro deve ser gasto com aquisição de cestas básicas, filtros purificadores, moto-bomba, equipamentos para fornecimento de água potável e barracas. Vinte e sete municípios amazonenses solicitaram reconhecimento da situação de emergência por causa da estiagem.

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos (Cptec) do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) prevê para os próximos dias nebulosidade variável e possibilidade de pancada de chuva em algumas áreas da Região Norte.

As cerâmicas da região Norte do Brasil que codesenvolvem projetos de redução de emissões com a Sustainable Carbon contribuem para a redução do desmatamento e para a diminuição da deserificação da Amazônia, mitigando os efeitos das mudanças climáticas na região.

Fonte: Agência Brasil

Entry filed under: Amazonas, Mudanças Climáticas, Pará. Tags: .

Sustentabilidade nas cerâmicas será debatida no CE Emissões brasileiras de gases causadores do efeito estufa aumentam cerca de 60% entre 1990 e 2005

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter

  • Você sabe por que nossos créditos de carbono são premium? Além de auxiliarmos nossos clientes a serem mais... fb.me/8iUGQ99RK 20 hours ago
  • Compartilhamos com vocês as impressões de Divaldo Rezende, vice-presidente do Instituto Ecológica, sobre a COP... fb.me/7qgdfhFFh 2 days ago
  • Nossos projetos, além de reduzirem a emissão de gases de efeito estufa, também promovem o desenvolvimento... fb.me/LeTywejZ 3 days ago
  • Destacamos alguns dados divulgados no relatório anual da Forest Trends para manter vocês atualizados sobre o... fb.me/JTuvOsjn 1 week ago
  • Separamos algumas iniciativas do Brasil, Russia, Índia, China e África do Sul que demonstram, em pequena ou... fb.me/3mqG4aCna 1 week ago

%d blogueiros gostam disto: