Cerrado encolhe de tamanho

30 \30\UTC setembro \30\UTC 2010 at 13:53 Deixe um comentário


Enquanto o governo brasileiro comemora a redução do ritmo de desmatamento na Amazônia, outro bioma vem perdendo terreno em ritmo acelerado: segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o Cerrado brasileiro encolheu pela metade até 2008, na comparação com sua área original.

A situação desse bioma, que é o segundo maior do país em extensão, está sendo agravada este ano em função do aumento do número de queimadas. Até o início de setembro, foram registrados 8.113 focos de queimada – número 386% acima do verificado em 2009.

Por isso, é muito importante o papel das cerâmicas que realizam projetos de substituição de combustível, em parceria com a Sustainable Carbon, instaladas na região desse bioma. Essas cerâmicas abandonaram o uso da lenha do Cerrado e passaram a utilizar biomassa renovável, como bagaço de cana, casca de arroz, caroço de açaí como combustível para abastecer os fornos onde os tijolos e telhas são produzidos. Além de diminuirem o desmatamento do Cerrado, ainda  reduzem as emissões e geram créditos de carbono.

A seca é uma das causas, mas ambientalistas também estão preocupados com o “oportunismo” de alguns, que aproveitam o clima desfavorável para “incentivar” as queimadas.

A ministra do Meio Ambiente diz que o governo reconhece o problema, mas acrescenta que o plano de ação para o Cerrado, lançado na semana passada, deverá “facilitar” o trabalho de proteção da região. Entre as ações, que envolvem 15 ministérios, está a demarcação de 5,5 milhões de hectares de terras indígenas e a oferta de crédito rural para os produtores que aderirem a um programa de recuperação, o que pelos cálculos do governo pode chegar a 8 milhões de hectares.

“A ideia ali no Cerrado é unir a questão ambiental à agenda climática, considerando ainda o potencial econômico da região. Por exemplo: damos crédito e proibimos que o pequeno agricultor provoque novos desmatamentos”, diz.

Fonte: Terra – http://noticias.terra.com.br/brasil/noticias/0,,OI4686885-EI306,00Dados+previos+indicam+queda+recorde+de+desmatamento+na+Amazonia.html

Entry filed under: Cerâmicas, Mudanças Climáticas. Tags: .

Dados prévios indicam queda recorde de desmatamento na Amazônia Vídeo ‘explode’ quem se recusa a reduzir emissões

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: