Sustainable Carbon conclui inventário de emissões

22 \22\UTC julho \22\UTC 2010 at 18:16 Deixe um comentário


A Sustainable Carbon, em consonância com as melhores práticas socioambientais, concluiu o seu primeiro inventário de emissões de gases do efeito estufa (GEE) referente às atividades de 2009. Foram consideradas as emissões de viagens terrestres e aéreas realizadas para visitar os projetos com diversas finalidades como coleta de dados, visita de validação, entre outros; deslocamento diário de 14 colaboradores da empresa; energia elétrica; resíduos de papel e esgoto. Ao todo, as emissões da empresa somaram 65,5 toneladas de CO2 equivalente (tCO2e), em 2009.

“Não seríamos coerentes com os nossos princípios se não reconhecêssemos nosso próprio impacto ao meio ambiente”, diz o CEO da Sustainable Carbon, Stefano Merlin. “Esse inventário é uma maneira de mostrar o quanto valorizamos e respeitamos toda iniciativa de nossos clientes e parceiros ao neutralizar emissões adquirindo créditos de projetos de substituição de combustível de cerâmicas brasileiras. Temos certeza de que ao neutralizarmos nossas emissões com esses créditos, estaremos incentivando e educando nossos parceiros a manterem seu compromisso com a sustentabilidade e mitigação dos efeitos que intensificam as mudanças climáticas, fortalecendo nosso apoio a ações socioeconômicas e ambientais que possam melhorar o contexto onde estão inseridos”, acrescenta Merlin.

Todas as fontes emissoras de GEE inseridas nos limites do inventário estão relacionadas às atividades da Sustainable Carbon, sendo que foram divididas em três âmbitos No âmbito 1, de emissões diretas de GEE, foi considerado o consumo de combustíveis fósseis das fontes diretamente ligadas à Sustainable Carbon, através das viagens terrestres realizadas pelos colaboradores. Levou-se em conta a distância percorrida (em km), o consumo (em km/l) e o tipo de combustível utilizado.

O âmbito 2 contabilizou as emissões de GEE provenientes da aquisição de energia elétrica que foi consumida pela empresa. Sendo assim, avaliou-se os dados do consumo de energia da rede externa (sistema interligado nacional) da empresa, totalizando a quantidade de kwh consumida mensalmente para o ano considerado.

O terceiro e último âmbito, que contabiliza outras emissões indiretas de gases, considerou o consumo de combustíveis não inclusos no âmbito 1, referentes ao uso do transporte aéreo, rodoviário e também o transporte diário dos funcionários de suas casas até o trabalho. Também foi levado em conta a geração de resíduos, como os de papel. Suas emissões são referentes à decomposição deste material, a partir da quantidade total recolhida. O âmbito 3 também quantificou as emissões provenientes de esgoto,a partir do número de funcionários da empresa e a quantidade estimada de esgoto produzido per capita na cidade de São Paulo, por meio de referências bibliográficas.

Após a identificação e quantificação das emissões, a Sustainable Carbon vai compensar as emissões dos GEEs por meio da compra de créditos de carbono gerados por projetos de redução de emissão. “É uma forma de sermos transparentes com todos aqueles que de alguma maneira contribuem para que continuemos desempenhando nosso trabalho da melhor maneira possível e atingindo cada vez mais nossos objetivos a favor de um mundo melhor”, conta o CEO da Sustainable Carbon.

Stefano Merlin, CEO da Sustainable Carbon

Apesar de ser o primeiro inventário que a Sustainable Carbon realiza, os dados fornecidos são consistentes. Entretanto, como recomendado pelo GHG Protocol, o primeiro inventário não deve servir como ano base de comparação para os próximos que sucederem.

Início – A elaboração de inventários é o primeiro passo que uma instituição ou empresa deve dar para contribuir com o combate ao aquecimento global. Conhecendo o perfil de emissões, a partir do diagnóstico do inventário, qualquer organização pode dar o passo seguinte, de estabelecer planos e metas para a redução e a gestão das emissões de GEEs

A realização do inventário também permite às empresas enxergarem oportunidades de novos negócios no mercado de carbono, atraírem novos investimentos ou planejarem processos que garantam eficiência econômica, energética ou operacional. Trata-se da lição de casa “número um” que qualquer instituição deve fazer para se beneficiar de oportunidades e colaborar para a resolução de problemas na direção de uma nova economia de baixo carbono.

Benefícios – Realizar um inventário pode gerar diversos benefícios para uma empresa, como a oportunidade de redução de custos relacionada à melhoria da eficiência em processos gerenciais, redução ou otimização do uso de energia e de matérias primas e adoção de fontes alternativas de energia. Os inventários corporativos também podem identificar oportunidades para desenvolver projetos que geram créditos de carbono ou atraiam investimentos, produzindo receitas adicionais para a empresa.

Outro benefício é ajudar a traçar e a alcançar metas de responsabilidade socioambiental. Muitas empresas já internalizam em suas operações metas voluntárias de caráter socioambiental e a redução de emissões pode ser mais uma meta incorporada a esse processo. Outro ponto é se preparar para futuras políticas de emissões, já que as empresas podem se antecipar a regulamentações sobre  emissões   por meio  dos inventários, que permitem identificar fontes e volumes das emissões, e assim, traçar planos de mitigação que as coloquem em consonância com as futuras políticas de emissões.

Entry filed under: Mudanças Climáticas. Tags: .

Mercado voluntário de carbono retrai, mas SOCIALCARBON se expande Indústria de cerâmica vermelha se reúne em SC

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: