Acompanhe as emissões de CO2 de cada país

27 \27\UTC abril \27\UTC 2010 at 16:54 Deixe um comentário



Uma página na internet exibe em tempo real a quantidade de emissões de dióxido de carbono (CO2) que cada país emite. O site chamado Breathing Earth (Respiro da Terra, em português – http://breathingearth.net/) é um simulador que mostra as emissões de cada país do planeta e ainda informa quantas pessoas nascem e morrem em cada nação.

Além dos cálculos por país, o site também informa as toneladas de CO2 que estão sendo emitidas no mundo, assim como o número de pessoas que nascem, morrem e a população mundial total.

Segundo o site, a população brasileira atual é de 203,2 milhões de pessoas, que emitem 1,69 toneladas de CO2 por ano cada. O website mostra que são emitidas no país 1 mil tonelada de CO2 a cada 1,6 minutos. A publicação aponta que no Brasil uma pessoa nasce a cada 8,6 segundos e outra morre a cada 25,3 segundos.

Nos Estados Unidos, cada cidadão emite 19,66 toneladas de CO2 por ano, mais de 10 vezes do que um brasileiro. Lá, segundo o site, 1 mil toneladas de CO2 são emitidas a cada 5,3 segundos. A população do país é de 308,8 milhões de habitantes e uma pessoa nasce a cada 7,3 segundos, enquanto outra morre a cada 12,6 segundos.

Na China, com uma população de 1,35 bilhão de habitantes, a emissão por pessoa é de 3,7 toneladas por ano. No país oriental, a cada 6,4 segundos 1 mil toneladas de CO2 são emitidas. Lá, uma pessoa nasce a cada 1,7 segundos e outra morre a cada 3,4 segundos.

Faça a sua parte – Qualquer pessoa pode contribuir para a redução de emissões dos gases causadores do efeito estufa com atitudes muito simples. De acordo com a coordenadora de sustentabilidade da Carbono Sustentável (antiga Carbono Social Serviços Ambientais), Heloísa Mota, essas ações pode ser, entre outras,  usar transporte público sempre que possível ou pegar carona; optar por consumir produtos que emitam menos carbono e demonstrem atitudes sustentáveis ao longo do seu ciclo de vida; tirar os aparelhos da tomada quando não utilizados; não demorar muito no chuveiro ou usar um carro flex. “São pequenas atitudes que fazem a diferença”, conta Heloísa.

Cerâmicas- Cerca de 80 cerâmicas brasileiras colaboram para a redução das emissões. Elas passaram a usar biomassas renováveis como combustível, reduziram as emissões e geraram os créditos de carbono CARBONOSOCIAL, que garante a qualidade dos projetos e a sustentabilidade do empreendimento. Além de codesenvolver o projeto de carbono junto à  empresa, a Carbono Sustentável apresenta nomes importantes na sua lista de compradores de créditos, como Banco Mundial, Natura e JP Morgan.

Entry filed under: Mudanças Climáticas. Tags: .

Como o seu negócio está relacionado com as mudanças climáticas? Saiba mais sobre o Voluntary Carbon Standard (VCS)

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: