Caroço de açaí reduz emissões de cerâmicas do Norte

1 \01\UTC outubro \01\UTC 2009 at 19:30 Deixe um comentário


Caroço de açaí: biomassa de alto poder calorífico

Abastecer os fornos com caroço de açaí foi uma das maneiras que as cerâmicas do Norte do País encontraram para tornar a produção sustentável.  A oferta abundante dessa biomassa na região amazônica e o baixo custo favorece o uso nos estados do Norte do Brasil.

O poder calorífico do caroço de açaí também é vantajoso. Uma cerâmica que produz cerca de 900 mil peças em fornos paulistas, consome  aproximadamente 1 mil  toneladas de caroço de açaí por mês. Esse desempenho varia conforme o tipo de forno e peça a ser produzida. “Essa biomassa tem um bom poder calorífico”, diz Edson Menegalli, proprietário da Cerâmica Menegalli, de São Miguel do Guamá (PA), que usa caroço de açaí desde julho de 2007.

Segundo o analista técnico Thales Carra para utillizar caroço de açaí como combustível é necessário a instalação de injetores de biomassa, bem como a construção de galpões para secar e mantê-la seca.

Outra vantagem, segundo ele, é o transporte.  “A logística é simples, já que não é necessário documentação para o transporte, como acontece com os resíduos de origem florestal (serragem e cavaco, entre outros), que  requerem uma Guia Florestal para serem transportados.”

Apesar dos benefícios, não existe oferta em todas as regiões do País, pois o açaí é uma fruta típica da região amazônica e seu beneficiamento ocorre principalmente na região norte.

Outro entrave, é a grande geração de cinzas que formam blocos cristalizados e exigem limpeza dos fornos com mais frequência para não entupir ou atrapalhar a entrada de oxigênio.

O analista técnico também lembra que há a sazonalidade e que a biomassa não pode ficar estocada por muito tempo para não contaminar o solo e a água subterrânea, caso não haja compactação do solo no local de armazenamento. “O caroço (de açaí) é sazonal, por isso há oferta durante seis meses do ano”, diz o proprietário da Cerâmica Menegalli.

Clique aqui para ver as fotos da Cerâmica Menegalli

Entry filed under: Cerâmicas, Pará, Sementes/Caroço de açaí. Tags: .

Cerâmicas de SP recebem visita de validação Eficiência tecnológica da Cerâmica CGM é reconhecida no Ceará

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: