Cerâmicas do Amazonas se preparam para implementar projetos de carbono

4 \04\UTC agosto \04\UTC 2009 at 20:00 Deixe um comentário


Cerâmica Rio Negro, de Iranduba (AM)

Engenheiros da Carbono Sustentável (antiga Carbono Social Serviços Ambientais) voltaram ao Amazonas para concluir a coleta de dados, iniciada em junho deste ano, para os estudos de viabilidade das cerâmicas Nova Veneza, Rio Negro, Iranduba, Montemar e Ximenez localizadas em Iranduba, e da Cerâmica Litiara, de Itacoatiara.

Durante a visita,os engenheiros Rafael Borgheresi e Rafael Kupper constataram que as principais biomassas renováveis utilizadas pelos ceramistas da região são: sarrafo, serragem, caroço de açaí, resíduos industriais (paletes e embalagens), serrapilheira original de cultivo de acácias, além de madeira retirada de áreas com plano de manejo florestal.

A Carbono Sustentável contou com apoio da Associação das Cerâmicas do Amazonas (Aceram), que junto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável, são parceiros importantes para a implementação dos projetos. E assim como as entidades, os proprietários das cerâmicas também se entusiasmaram com o novo processo produtivo e pretendem dar continuidade ao processo de substituição de combustível nos fornos.

Até o fim do mês as cerâmicas fornecerão todos os dados para a elaboração do Documento do Projeto, que somados à validação e à verificação do documento para a emissão dos créditos de carbono leva cerca de seis meses.

Kupper voltará à região para acompanhar as primeiras etapas do projeto. Segundo ele, as cerâmicas têm grande potencial para a aplicação do CARBONOSOCIAL. “É muito importante que as indústrias do Amazonas estejam engajadas na questão ambiental, já que fazem parte do bioma considerado o mais importante da atualidade.”

Para ver fotos das cerâmicas clique aqui

Entry filed under: Amazonas, Cerâmicas. Tags: .

Créditos de carbono de cerâmicas contribuem para reduzir as emissões da Natura Cosméticos Nova reserva de argila fortalece cerâmicas de SP

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: