Créditos de carbono de cerâmicas contribuem para reduzir as emissões da Natura Cosméticos

30 \30\UTC julho \30\UTC 2009 at 19:55 Deixe um comentário


Alessandro Carlucci, presidente da Natura

A Natura foi eleita a “Empresa do Ano”, na 36ª edição do prêmio Melhores e Maiores da Revista Exame. A empresa recebeu a premiação por se reestruturar e faturar mais de US$ 2 bilhões em 2008.

Para a reestruturação, uns dos focos da companhia foram a sustentabilidade e as mudanças climáticas, onde contou com a ajuda das cerâmicas Menegalli e Cenol e Telha Forte, do Pará, além da Millenium e Reunidas, do Tocantins, que aplicam a metodologia do CARBONOSOCIAL.

A Natura utilizou os créditos  dessas empresas para neutralizar as emissões de gases causadores do efeito estufa. As cerâmicas geraram os créditos a partir do uso de serragem, casca de arroz, sementes de açaí e cavaco de madeira como combustível para aquecer os fornos.

“O que chamou a atenção nos projetos das cerâmicas foi a característica inovadora de enxergar dois problemas distintos e transformá-los em uma solução criativa”, afirma a coordenadora de impacto ambiental da Natura, Karina Aguilar.

Ela cita como exemplo o caso do uso do caroço de açaí nos fornos em substituição à lenha nativa. “Isso permite um destino mais adequado deste resíduo, reduz as emissões da queima, sem contar a redução do desmatamento, um dos principais problemas do Brasil frente às mudanças climáticas”, ressalta Karina. “É bom para o negócio, para a sociedade e para o planeta.”

E para o presidente da companhia, Alessandro Carlucci, atitudes precisam ser tomadas, pois a maneira como o mundo está crescendo não é sustentável. “O desafio de todas as empresas é fazer um mundo melhor. Este é um momento que nos convida a se reinventar, repensar o jeito de fazer negócios. O Brasil pode mostrar um modelo de desenvolvimento para o mundo”, disse, ao receber o prêmio.

Para ver as fotos das cerâmicas do projeto da Natura clique aqui

Entry filed under: Cerâmicas, Prêmios. Tags: .

Cresce interesse do setor gesseiro pelo CARBONOSOCIAL Cerâmicas do Amazonas se preparam para implementar projetos de carbono

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: