Kitambar apresenta projeto de carbono em Caruaru

26 \26\UTC junho \26\UTC 2009 at 17:48 Deixe um comentário


Casca de coco para aquecer os fornos

A Cerâmica Kitambar, de Caruaru (PE), apresentou seu caso de sucesso durante a Palestra sobre Biomassa Renovável para Obtenção de Créditos de Carbono, promovida pelo Núcleo Regional Caruaru da Federação das Indústrias do Estado de Pernambuco (FIEPE), dia 18 de junho de 2009.

De propriedade de Antonio Tavares, a Kitambar foi  a primeira fabricante de telhas do Nordeste a  receber os certificados de crédito de carbono no mercado voluntário, emitidos pela certificadora alemã TÜV Nord, com base no standard do VCS (Voluntary Carbon Standard).

Isso se deu através da aplicação da metodologia do CARBONOSOCIAL, quando a cerâmica passou  a usar casca de coco, poda de cajueiro e algaroba manejada como combustível  para os fornos.

No evento, Tavares destacou que com a aplicação do CARBONOSOCIAL, além dos créditos, também foram gerados benefícios sociais. Segundo ele, com o uso da biomassa renovável os fornos passaram a ser alimentados de forma semi-automática, o que reduziu o contato dos forneiros com o calor. Também foram criados empregos com o comércio da casca do coco, que antes era considerada resíduo.

O diretor-presidente da Carbono Sustentável (antiga Carbono Social), Stefano Merlin, na oportunidade, lembrou que para um projeto para o mercado voluntário ser aprovado deve cumprir alguns requisitos, como contribuir para a sustentabilidade local, gerar emprego e distribuir renda.

Para ver mais fotos da Cerâmica Kitambar clique aqui

Entry filed under: Cerâmicas, Eventos, Pernambuco. Tags: .

Carbono Sustentável completa 1 ano na Carbon Expo Carbono Sustentável avalia potencial de carbono das cerâmicas do Amazonas

Comente

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

Trackback this post  |  Subscribe to the comments via RSS Feed


Inscreva-se para receber notificações de novos artigos por email!

Junte-se a 47 outros seguidores

Nosso Facebook

Nosso Twitter


%d blogueiros gostam disto: